Syros acolheu a única mobilidade ERASMUS+ em 2020

10-01-2021

Projeto LEAVE do programa ERASMUS+ segue firme nos seus objetivos

O regresso a Portugal depois de uma experiência de 62 dias na ilha grega de Syros, foi o culminar de um marco importante no percurso académico e pessoal de cinco alunas recém-diplomadas do curso profissional de Técnico/a de Restaurante-Bar deste agrupamento de Escolas.

Este é um dos grandes objetivos do projeto LEAVE - "Looking for European Adventure with Vocational Education" - que proporciona um período de mobilidade a alunos do ensino profissional no estrangeiro no qual se inserem uma experiência de formação em contexto de trabalho e o contacto com a cultura e o património da região e do país que os acolhe.

Foi neste contexto que a Ana Pinto, a Ana Amorim, a Ariana, a Cristiana e a Rita estiveram na cidade de Ermoupolis desde 05 de setembro até 05 de novembro de 2020 e vivenciaram esta experiência marcante para as suas vidas. Foram dois meses de uma intensidade estonteante, não fosse a necessária adaptação a uma língua e cultura diferentes, o confronto com um local de trabalho onde muita coisa se desvia do que se pratica em Portugal, a coabitação, a partilha e a gestão de um espaço comum que obriga a novas responsabilidades. A tudo isto juntou-se a pandemia da COVID-19 que fez aumentar a fasquia dos desafios, mas não impediu que este projeto seguisse firme nos seus objetivos.

A mais-valia para a formação pessoal e profissional deste projeto é reconhecida por todos os intervenientes no processo. Os restaurantes, na qualidade de entidades de acolhimento em Syros reconheceram a qualidade pessoal e profissional dos estudantes portugueses, demonstram muito agrado com o facto de os receber entre as suas equipas de colaboradores, atribuíram-lhes uma classificação muito boa em resultado da avaliação do seu período de mobilidade e manifestam estar de portas abertas para os receber enquanto futuros trabalhadores.

O projeto LEAVE, especificamente vocacionado para a Educação e Formação Profissional, está inserido no programa ERASMUS+ que conta com financiamento da União Europeia é um dos projetos europeus que o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil tem à disposição dos seus alunos.

Neste momento decorre a fase de candidatura para novas ações de mobilidade que estão programadas para acontecer durante o ano de 2021.

© 2022 AEVOErasmuns+
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora