Acampamento 21-22 Testemunhos

Acampar com o Erasmus+

Sofia Borges

Nos dias 15, 16 e 17 de julho, o projeto Erasmus+, como sempre inovador, resolveu realizar um acampamento na Casa de Chavães, acessível a todos os membros e incluindo a equipa de Mangualde.

Os alunos que foram responsáveis pela organização de todas as atividades, grupo chamado de comissão de festas, fizeram um trabalho árduo para encontrarem formas de passar o tempo que chamassem à atenção dos restantes participantes.

Com o seu ótimo trabalho, sou capaz agora de citar as principais atividades que realizamos.

Na sexta-feira foi o dia da chegada, e de aprender a montar as tendas (tarefa tão difícil e ninguém acabou por dormir nelas), foi também a chegada da equipa de Mangualde e ao jantar tivemos um momento de convivência entre todos.

Nessa noite, ninguém dormiu, só os professores, pois se íamos acampar, devíamos aproveitar todo o tempo possível não é mesmo?

Eu pessoalmente dormi uma hora e meia no sofá da sala de convívio com mais 2 pessoas lá deitadas. Como esperado acordamos todos de mau humor e cheios de fome.

Acabamos por ter energia para as atividades, como a apresentação do Erasmus Crew, o Zumba Color, a ida à praia fluvial e a caça ao tesouro. De seguida, tivemos o jantar confecionado pelo professor Pedro, um excelente esparguete à bolonhesa.

Nessa noite os de Mangualde partiram e nós dormimos todos juntos na sala de convívio.

Finalmente no Domingo, desmontamos as tendas e tivemos o almoço trazido pelos pais. Fizemos uma grande refeição com todos. Tenho a concluir que foi uma ótima experiência que espero que no próximo ano, se repita.

Camping with Erasmus+

Sofia Borges

On 15th, 16th and 17th July the Erasmus+ project, as always innovative, decided to make a camp in "Casa de Chavães", accessible to all the members and including the team from Mangualde.

The students who were responsible for the organization of all the activities, a group called party committee, did a hard work to find ways to spend the time that would call the attention of the other participants.

With their great work, I am now able to name the main activities that we did.

Friday was the arrival day, and the day of learning how to set up the tents (such a difficult task and no one ended up sleeping in them), it was also the arrival of the Mangualde team and at dinner time we had a social moment with everyone.

That night, nobody slept, only the teachers, because if we had gone camping, we should enjoy all the time possible, shouldn't we?

I personally slept for an hour and a half on the couch in the living room with 2 other people lying there. As expected, we all woke up in a bad mood and very hungry.

We ended up having energy for all the activities, like the Erasmus Crew dance presentation, the Zumba Color, the trip to the river beach and the treasure hunt. Then we had dinner made by teacher Pedro, an excellent spaghetti bolognese.

That night Mangualde team left and we all slept together in the living room.

Finally on Sunday, we disassembled the tents and had lunch brought by the parents. We had a great meal with everyone. I have to conclude that it was a great experience that I hope will be repeated next year.

Francisca Pinheiro

Tudo começou no dia 15 de julho de 2022, um dia de calor abrasador, um dia de muita ansiedade, um dos dias mais esperados do ano. O dia do acampamento com as duas grandes teams do Erasmus, Mangualde e Baião.

Às 14h30 a team de baião reuniu-se na casa de Chavães e começou a montagem das tendas, mais tarde, por volta das 15h30 chegou a nossa aliada team de Mangualde. Sentiram-se logo os calorosos abraços, os sorrisos cheios de saudade e os olhares brilhantes de alegria. Depois de todas estas emoções, os nossos amigos começaram também a montagem das suas tendas.

Terminada esta tarefa, todos reunidos, conversámos, matámos saudades, rimos, jogamos bilhar etc...
Por volta das 21h00 subimos para a sala de jantar e começámos a refeição. Terminada a refeição levámos o nosso prato até à cozinha e continuamos a conviver. Nessa noite decidimos não dormir para aproveitar o tempo de uma melhor forma. Vimos um filme e comemos pipocas por volta das 22h00. Por volta das 23h00 ligamos a coluna de música e começou a festa. Dançámos, cantámos, rimos e jogámos diversos jogos madrugada fora. Por volta das 06h00 da manhã fomos ver o nascer do sol, foi lindo. Estávamos cansados, sim, mas sentimos que tinha valido a pena, estávamos realmente felizes. Às 09h00h já cheirava a café, o pequeno almoço estava pronto. Durante a manhã como estávamos cansados, limitamo-nos a descansar e a jogar bilhar. Seguidamente o Erasmus Crew decidiu apresentar a coreografia que tinha preparado. Foi um momento bonito que de certeza não será esquecido.A tarde do dia 16 foi muito divertida, depois do almoço fizemos uma espécie de Zumba Color, isto é, dançávamos ao som da música e ao mesmo tempo estávamos a ser encharcados com uma mangueira, e no final leram lançados pós coloridos para o ar. Ficámos todos pintados! Depois de toda esta diversão, decidimos ir à praia para retirar, no rio ovil, a tinta superficialmente. Depois da praia, já cansados fomos jantar. Por volta das 21h30 a team de Mangualde teve de regressar à sua terra e ficaram só baionenses na incrível casa de Chavães. Depois da despedida difícil, fomos dormir por volta das 02h00 da manhã. Na manhã seguinte, às 09h00 tomámos o pequeno almoço e convivemos. Pela hora do almoço, a maior parte dos encarregados de educação dirigiu-se à Casa de Chavães para fazer uma refeição partilhada e, para finalizar, o Erasmus Crew voltou a fazer a sua brilhante performance perante os pais. Nem tudo correu bem, pois apesar de toda esta diversão, nem toda a gente colaborou para que tudo estivesse limpo e arrumado. E assim terminou o acampamento mais esperado do ano, com alguns percalços, mas muitas memórias divertidas.

UM ACAMPAMENTO INESQUECÍVEL

André Campelo

Esta aliança de amizades entre Baião e Mangualde resultou num dos melhores 3 dias das nossas vidas. Voltamos a encontrar os nossos amigos, fizemos atividades, falamos, rimos e, sobretudo, criamos novas memórias...

No primeiro dia, estávamos todos ansiosos por reencontrar os nossos amigos de Mangualde... houve momentos de muita ansiedade, porque queríamos realmente vê-los, e a cada minuto que passava, aproximava-se esse instante. Quando aconteceu esse momento mais esperado - a chegada dos nossos amigos de Mangualde - o melhor e mais aguardado acampamento de verão teve o seu início.

Logo após a chegada dos nossos amigos, tivemos de montar as tendas e organizar tudo para que fosse um fim-de-semana incrível, como de facto aconteceu... mas mesmo durante a montagem das tendas, houve muita animação, risos, conversas...

Depois de tudo isto, chegou o jantar e, a seguir, a hora de ver um filme (melhor dizendo, tempo para testar a nossa capacidade de gritar, aaah)... Alguns decidiram ver o filme, enquanto outros decidiram jogar às cartas ou mesmo fazer outras atividades.

Era hora de ir para a cama, algo que nenhum de nós queria, por isso decidimos ficar acordados a noite toda para aproveitar todos os momentos e para podermos ver o nascer do sol todos juntos, o que foi um momento espantoso.

O primeiro dia já tinha passado, e veio o segundo... A manhã estava calma porque estávamos com sono, mas ao fim da tarde, todos estávamos cheios de energia e assim participamos numa atividade em que todos saltaram, dançaram e ficaram coloridos - Erasmus+ Zumba Colour.

Já a noite foi diferente... estava mais escura por causa da despedida dos nossos amigos, que infelizmente tiveram de voltar para Mangualde. Ainda assim, tudo continuou como planeado: vimos um filme e dormimos todos juntos na sala.

O terceiro e último dia chegou, desmontamos todas as tendas e arrumamos tudo, porque o acampamento estava prestes a chegar ao fim.

Os pais chegaram e houve um almoço de convívio onde houve muita diversão e, para terminar em grande, um espetáculo de dança levado a cabo pelo "Erasmus Crew".

Foram 3 dias inesquecíveis e coloridos que espero que se repitam novamente, mas por mais tempo.

An unforgettable summer camp

André Campelo

This alliance between students from Baião and Mangualde resulted in one of the best 3 days of our lives. We met our friends again, we did activities, we talked, we laughed and, above all, we created new memories...

On the first day, we were all anxious to meet our friends from Mangualde again... There were moments of great anxiety, because we really wanted to see them, and with each passing minute, that instant was getting closer. When that most awaited moment materialised - the arrival of our friends from Mangualde - the best and most anticipated summer camp had its start.

Right after our friends arrived, we had to put up the tents and organize everything to make it an incredible weekend, as indeed it was... but even during the setting up of the tents, there was a lot of animation, laughter, conversations...

After all this, dinner arrived and, next, time to watch a movie (better saying, time to test our screaming ability, aaaah)... Some decided to watch the movie, while others decided to play cards or even do other activities.

It was time to go to bed, something that none of us wanted, so we decided to stay up at night to enjoy it more and thus see the sunrise all together, which was an amazing moment.

The first day had already passed, and the second day came.... The morning was quiet because we were sleepy, but by the end of the afternoon, we were all full of energy and so we took part in an activity where everyone jumped, danced and got full of colours - it was the Erasmus+ Zumba Colour.

The night was different... It was darker because of the departure of our friends, who unfortunately had to return to Mangualde. Still, everything went on as planned: we watched a movie and slept together in the living room.

The third and last day arrived, we disassembled our tents and packed up everything, because the camp was about to come to an end.

The parents arrived and there was a convivial lunch where there was lots of fun and, to finish on a high note, a dance show by the "Erasmus Crew".

It was an unforgettable and colourful three-day summer camp that I hope will be repeated again, but, this time, during more time